Notícias

Reencontro Histórico na Câmara Municipal de Parintins




Foto: Mayara Carneiro

Momentos de alegria e emoção marcaram o encontro entre o Presidente da Câmara Maildson Fonseca (PSDB) e o senhor João de Castro Silva, filho do ex-vereador e segundo Presidente da história da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parintins no biênio 1947-1948, Amaro Alves da Silva (in memoriam). O diálogo aconteceu na sede do Legislativo Parintinense na terça-feira, 04 de abril.

Maildson Fonseca ressaltou a importância do parlamento municipal agradecer e reconhecer os trabalhos do ex-vereador Amaro Silva, o qual tanto contribuiu com o desenvolvimento do município de Parintins. De acordo com Maildson, a família do parlamentar merece tal reconhecimento.

"O Poder Legislativo tem uma história e ela se registra por pessoas que aqui um dia galgaram espaço. O ex-vereador Amaro Silva esteve aqui um dia dando-nos a honra de ser Presidente desta Casa e com certeza como pessoa política teve um legado reconhecido pela população, pois é ela quem escolhe os seus representantes. A grandeza do seu Amaro Silva está aqui registrada. Espero que o senhor João de Castro Silva revele essa história aos seus filhos e netos para que possam se orgulhar de ser parintinense e de um grande homem desse município", frisou Fonseca.

O Chefe do Legislativo Parintinense enalteceu que todos os documentos referentes ao legado do ex-vereador Amaro Alves da Silva serão repassados ao filho do parlamentar, por meio de cópias. Além disso, Maildson Fonseca presentou o parintinense João de Castro Silva com dois volumes do Livro História e Memória Política do Município de Parintins, os quais revelam de forma fidedigna a história política da Ilha Tupinambarana, inclusive os trabalhos desenvolvidos pelo segundo Presidente da Câmara de Parintins, cuja finalidade é organizar e preservar o arquivo do Legislativo e, ao mesmo tempo, registrar e valorizar a trajetória de homens e mulheres que participaram da construção histórica do município.

"A história de Parintins se escreve dessa maneira. Enquanto Presidente da Casa hoje sei que futuramente meus filhos também irão procurar esse parlamento para buscar registros da minha presença aqui. Como bom parintinense e pessoa pública sempre receberemos bem as pessoas do município de Parintins", afirmou.

João de Castro Silva, acompanhado de sua esposa e sobrinha, emocionou-se ao visualizar a imagem de seu pai no quadro de Presidentes da Câmara no Salão Nobre Rui Mendes, do Legislativo Parintinense. Ele também agradeceu a receptividade dos funcionários da Casa Legislativa e do vereador Maildson Fonseca.

"Ao chegar nesta Casa fui muito bem tratado, desde os primeiros contatos, na recepção, até o diálogo com o Presidente Maildson. Fico emocionado, pois não esperava esse tratamento. Meu pai foi Presidente da Câmara e eu não tive a oportunidade de conhecê-lo melhor, pois eu nasci em 1951 e ele faleceu em 1953. Porém com os documentos que me foram disponibilizados eu poderei estudar a fundo o trabalho de meu pai em prol ao município de Parintins", relatou.

Aos 66 anos, João Silva enfatizou sua felicidade em retornar ao município de Parintins após 30 anos. "Eu sou filho da terra, sou parintinense de pé rachado como dizem nas toadas do Boi Bumbá Garantido, e hoje estou aqui, feliz em pode retornar a minha cidade natal. Quero agradecer a todos pela receptividade e, sinceramente, estou muito agradecido", evidenciou o filho do ex-vereador e segundo Presidente da Câmara Municipal de Parintins.

Os vereadores Beto Farias (PTN), Afonso Caburi (PTB), Bertoldo Pontes (PSL), Cabo Linhares (PEN), Marcos da Luz (PRB), Maria Alencar (PSD), Renei Mocambo (PR), Telo Pinto (PSDB), Tião Teixeira (PTB) e Vanessa Gonçalves (PROS) também cumprimentaram o senhor João de Castro Silva. Eles sentiram-se lisonjeados com tão ilustre presença no Legislativo Parintinense.

 

Texto e Fotos: Mayara Carneiro

Assessoria de Comunicação da Câmara de Parintins