Notícias

Exames de mamografia serão retomados na segunda-feira em Parintins




Notícia do dia 01/06/2017

Os exames de mamografia do Hospital Regional Jofre Cohen serão retomados na próxima segunda-feira, dia 05. A definição se deu em reunião promovida na manhã desta quarta-feira (31) na unidade com a presença do secretário de Saúde, Ronaldo Cardoso, diretor Josimar Marinho, diretor clínico Paulo Roberto, gerente de enfermagem Clerton Rodrigues, além de técnicos do Jofre Cohen e Secretaria de Saúde.

O mamógrafo foi instalado no município há cerca de três anos, mas nunca funcionou de forma contínua. Serão 20 exames diários, 10 pela manhã e 10 à tarde. O agendamento se dará na central de marcação de exames no  Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de 8 às 14h.

Segundo o secretário Ronaldo Cardoso, no mês de janeiro a Prefeitura bancou o conserto do equipamento de propriedade do Governo do Estado, mas por conta da falta de uso por muito tempo, o mamógrafo deu pane novamente. Ele afirma que mais uma vez o prefeito Bi Garcia mostra compromisso com a saúde da mulher parintinense voltando com os exames.

“O prefeito sabe da importância desse equipamento funcionando e outra vez autorizou que fossem contratados técnicos vindos de Manaus para colocar o mamógrafo em uso efetivamente”, destacou.

O diretor do Jofre Cohen, Josimar Marinho, destaca que o número referentes a câncer de mama em Parintins são preocupantes e que o exame de mamografia se torna fundamental para a detecção da patologia a tempo para o tratamento.

“O diagnóstico em tempo hábil é fundamental para o sucesso no tratamento do câncer. Estamos fazendo o que é possível, utilizando o mamógrafo de forma analógica, mas em breve vamos também digitalizar para que o laudo chegue na mão do médico mais rapidez ainda garantido um tratamento eficaz as mulheres de Parintins”, ressaltou Josimar.

A vereadora Vanessa Gonçalves (PROS), destacou na Câmara Municipal de Parintins, a volta dos exames de mamografia e em reunião com o diretor do Hospital, recebeu a garantia que os exames serão entregues no prazo máximo de 5 dias uteis.

"Os exames de mamografia, sempre foram uma luta nossa na Câmara Municipal. Como mulher, como parintinense, fico muito feliz com a volta dos exames, que irão beneficiar milhares de mulheres que precisam fazer esse exame e que precisam receber o resultado em tempo hábil", ressaltou Vanessa Gonçalves.

Fonte: Secom - PMP