Notícias

Amazonino bate Braga ou Rebecca na final, diz DMP/Tiradentes




Com um elevado número de eleitores declarando que ainda não escolheu um candidato a governador tampão do Amazonas para votar, na casa dos 60%, a primeira pesquisa do instituto DMP/Rede Tiradentes aponta que a eleição vai ser resolvida em segundo turno entre Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB), com Rebecca Garcia (PP) aparecendo em ascensão.

O senador peemedebista leva vantagem nas modalidades espontânea (nome é citado pelo eleitor) e estimulada (nomes são mostrados).

Na pesquisa espontânea, os nomes de Braga e Amazonino estão mais presentes na lembrança do eleitor, com 9,6 e 9,4%, respectivamente.

Já quando o pesquisador mostra o disco com os nomes dos candidatos, Braga tem a preferência de 28,1% e Amazonino leva 23,2%.

Rebecca Garcia (PP) vem em seguida com 10,1%.

 

Na hora da decisão

Nas simulações de segundo turno com os três primeiros colocados na pesquisa DMP/Tiradentes, os resultados da eleição seriam diferentes.

Segundo a pesquisa, Braga seria o grande derrotado na eleição suplementar. Perderia tanto para Amazonino quanto para Rebecca.

Se o confronto for entre Amazonino e Rebecca, o ex-governador por três vezes sairia vitorioso.

A DMP/Tiradentes avaliou o efeito da aliança entre Braga e Marcelo Ramos (PR) para a captação de intenção de voto do eleitor na chapa. O resultado é que nada acrescentou nesse quesito e o senador continua com os números de pesquisa feita há quase dois meses.

A pesquisa foi registrada no TRE-AM com o número 07772/2014 e foi feita entre os dias 21 e 25 de junho, consultando 1.518 eleitores na capital e no interior do Amazonas. A margem de erro é de 2,6%.

Confira a pesquisa completa no Blog do Ronaldo Tiradentes.

 

Foto: Reprodução/Blog do Ronaldo Tiradentes