Notícias

Câmara de Parintins Homenageia o Dia Internacional da Sindrome de Down




O Dia Internacional da Síndrome de Down foi destaque na Câmara Municipal de Parintins nesta quinta-feira, 21 de março. Autora da propositura, Vanessa Gonçalves (PMDB) rendeu homenagens às pessoas com Síndrome de Down.



Vereadora Vanessa com sua afilhada Tayla

Para a parlamentar, a data é importante para enfatizar a necessidade de haver políticas de inclusão e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual. Pensar formas de abrir espaços em todas as esferas sociais e deixar possibilidades de integração e desenvolvimento de crianças e adultos.

O problema na integração de alunos com necessidades educacionais específicas no ensino regular foi um assunto discutido na ocasião. A falta de estrutura adequada nas escolas e a carência de profissionais que ofereçam apoio aos estudantes é o principal obstáculo.

Diante da situação, Vanessa Gonçalves destaca a necessidade de “melhorar a política de inclusão e amparo educacional a crianças com necessidades de aprendizagem específicas, pois são muitas reclamações relacionadas ao bloqueio gerado pelas instituições de ensino em classes comuns na cidade”, disse.



Apresentação de alunos com a sindrome de Down da Pestalozzi

A peemedebista enfatizou que com apoio para seu desenvolvimento e inclusão em todos os aspectos sociais, as pessoas com Síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e chegando à universidade.

Com essas vitórias, é fundamental o município de Parintins também abrir espaço para pessoas com deficiências. Nesse sentido, garantir estabilidade a eles, como sujeitos de direitos aptos para fazer suas escolhas e viver a sua vida dignamente, bem como destacar as “Pessoas com Síndrome de Down em primeiro lugar”.

Emocionada, Vanessa frisou que a Sessão em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down já faz parte do calendário de eventos da Câmara de Parintins. Dessa forma, enquanto vereadora, disse fazer questão de dedicar esse momento a celebrar esta data. Além disso, firmou compromisso de lutar, apresentando reivindicações e medidas que visem proporcionar qualidade de vida a pessoas com síndrome de Down.



Populares lotaram o plenário e a galeria da Câmara Municipal de Parintins

A população parintinense participou a contento da Sessão Solene, bem como os vereadores Cabo Ernesto, Maildson Fonseca, Everaldo Batista, Nelson Campos, Gelson Moraes, a vereadora Vanessa Gonçalves e o presidente Rildo Maia, além de autoridades civis, militares, pais e mães de pessoas com Down e crianças e adolescentes com a síndrome. Eles se manifestaram contra todas as restrições impostas a essas crianças.

Para Dalva Nascimento, gestora da Escola de Educação Especial “Glauber Viana Gonçalves” (Sociedade Pestallozzi), a instituição tem o compromisso de cuidar do ser humano como um todo. Ela destaca que priorizar o calor humano e respeito é tão importante quanto tratamentos terapêuticos.

O presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Rildo Maia, parabenizou pais e professores dessas pessoas maravilhosas, as quais são alvo das homenagens. Segundo ele, aprendeu no seio familiar a ter respeito, lutar com veemência e trazer soluções ao povo, indistintamente. Rildo Maia firmou compromisso em reivindicar pelos anseios de cada cidadão parintinense para contribuir na execução de políticas públicas inclusivas.

A Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down já faz parte do calendário de eventos da Câmara Municipal de Parintins. Dessa forma, a vereadora Vanessa Gonçalves, em nome de todos os vereadores, assumiu a responsabilidade de proporcionar qualidade de vida as pessoas com Síndrome de Down.

Texto: Karine Nunes e Mayara Carneiro
Fotos: Benevenuto Mesquita Jr.