Notícias

Parintins ganha shop do artesanato durante o Festival 2013




A Secretaria de Estado do Trabalho em parceria com a Prefeitura de Parintins oferecem aos trabalhadores da arte de Parintins durante o Festival Folclórico 2013, o shop do artesanato. Hoje pela manhã, aconteceu um encontro entre a tutular da SETRAB, Francinete Lima, e contou com a presença do coordenador de desenvolvimento econômico da Prefeitura de Parintins, Eneas Filho e membros de entidades ligadas ao artesanato local. Na reunião foi apresentado o projeto do shop do artesanato que será montado, na Praça da Catedral. O empreendimento terá espaço para aproximadamente 80 stands onde será dada prioridade para os trabalhadores locais.

A secretaria de estado do trabalho, Franciente Lima agradeceu o apoio do prefeito Alexandre da Carbrás que tem sido parceiro da SETRAB na promoção de melhores condições de geração de renda em Parintins.

De acordo com o coordenador de desenvolvimento econômico da Prefeitura, Enéas Filho, o shop do artesanato será climatizado e contará também com espaço para lanchonetes e brinquedoteca. Enéas Filho disse ainda que durante a reunião, informações sobre os critérios para seleção dos artesãos foram repassadas a todos os presentes.

==


Prefeito Alexandre reinaugura Posto de Atendimento Humanizado no Porto

 

O Prefeito Alexandre da Cabrás reinaugura na próxima sexta-feira, dia 21, o Posto de Atendimento Humanizado no Porto de Parintins. O evento faz parte de uma série de atividades realizadas pela Prefeitura em combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

No mesmo dia acontece a caminhada contra o tráfico de pessoas no municipio. Contará com a participação de diversas secretarias municipais, Governo do Estado, Conselho Tutelar, movimentos sociais e outras instituições. A ação busca conscientizar a população sobre a violência sofrida pelos menores e criar redes de proteção e apoio em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

==

Prefeitura realiza reunião de conscientização e prevenção ao abuso sexual


A Prefeitura Municipal realiza no próximo dia 25, no Centro do Idoso Pastor Lessa, uma reunião de conscientização e prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes com representantes do poder judiciário, Polícia Militar, Delegacia Especializada, Comissariado de Menores, representantes de taxistas, mototaxistas, tricicleiros, donos de hotéis, embarcações, organizações não-governamentais, entre outros. Durante o Festival Folclórico blitze educativas, orientação e panfletagem sobre a exploração sexual e cuidados no trânsito estarão serão feitas em prontos estratégicos da cidade, como praças, bares, hotéis, Chapão, Bumbódromo e orla da cidade. A ação tem a participação direta das secretarias municipais de Educação e Assistência Social de Trabalho.

==

Matadouro Frigorífico elabora planejamento para abastecimento durante o Festival


A direção do Matadouro Frigorífico, por determinação do prefeito Alexandre da Carbrás, elabora um planejamento estratégico para o abastecimento de carne no período do Festival Folclórico. Preocupado com o número de pessoas nesta época em Parintins, o prefeito orienta para que os açougues estejam abastecidos, e consequentemente o atendimento normalizado. Para isso o matadouro conta com 50 profissionais especializados para o serviço. O administrador do Matadouro, Jofre Lima, disse que a Prefeitura contratou um caminhão frigorífico para dar celeridade à entrega neste período festivo.

De acordo com Jofre Lima, além da melhoria na estrutura, os abates serão realizados todos os dias que antecede a semana do Festival Folclórico, tudo para que não falte carne na mesa do parintinense e dos visitantes que chegarão à cidade. “Todos os esforços estão sendo feitos para atender de forma satisfatória a população”, concluiu Jofre Lima.

==

Parintins passa de fase na Copa dos Rios e Prefeitura apóia mais projetos no futebol

A Seleção Parintinense de Futebol Sub-19 confirmou na tarde deste domingo a vaga a próxima fase da Copa dos Rios, competição esportiva realizada pela Federação Amazonense de Futebol, FAF, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parintins. O selecionado da Terra do Boi Bumba, conquistou a vaga depois de uma vitória diante de São Sebastião, um empate com Maués e uma derrota diante do elenco de Itacoatiara.

A Coordenadoria de Esporte de Parintins fez parte da organização da Copa dos Rios, e segundo o professor Carlos Meirelles essa atividade foi o primeiro evento que a cidade receberá neste mês de junho.

“Teremos a partir de hoje a peneira para os jovens entre 13 a 17 anos, uma parceria entre o Município e o Esporte Club Recife, depois acontece o Pedala Solidário, com participação dos ciclistas da cidade, e ainda acontece o Fan Boi Fest entre os dias 28 a 30 de junho, todas essas ações no âmbito desportivo têm como principal entusiasta o prefeito Carlos Alexandre”, disse Carlos Meirelles.

Objetivo

 “Nosso objetivo foi conquistado, agora é trabalhar os erros para a próxima fase da competição”, disse o treinador Eidinaldo Gomes. Para Lazaro Dângelo, diretor técnico da Federação Amazonense de Futebol ressaltou a importância de Parintins ter sediado o grupo 14 da competição.


“Como Parintins é a principal cidade do interior, não poderia deixar de fazer uma excelente competição, naturalmente que a chuva atrapalhou o desempenho técnico das seleções, mais nada que apagasse a grande estrutura proporcionada pela prefeitura deste município ao evento, quero dizer aos desportistas, que em época de crise no Brasil, são poucos os administradores que investem no futebol amador, por isso quero parabenizar o prefeito Carlos Alexandre pela iniciativa”, completou Dangelo.

No selecionado de Parintins os destaques desta primeira fase foram o goleiro Marico, o atacante Breno e o volante Oseas, que recebeu muitos elogios inclusive da imprensa de Manaus, que esteve fazendo a cobertura da Copa dos Rios.

O presidente da Associação da Liga Esportiva de Parintins, Alepin, Luiz Pantoja afirma que depois da reinauguração do Estádio Tupy Cantanhede, o apoio a Copa dos Rios por parte do Poder Público Municipal foi importante nesse processo de reestruturação do futebol que passa a cidade.

Além de Parintins também confirmou vaga a próxima fase da Copa dos Rios, a seleção de Itacoatiara, sendo que a segunda fase da disputa acontecerá no municio de Barreirinha, com a participação de Urucurituba, Itacoatiara, Parintins e Barreirinha.

==

Semnsa promove ação educativa em prevenção as DST AIDS

A Secretaria de Saúde realiza entre os dias 17 e 22 Ação Educativa nas Escolas e Unidades de Saúde de Parintins. A ação conta com distribuição de folders, cartazes e preservativos. O objetivo é conscientizar e orientar a população sobre a importância do uso de preservativo para prevenir DST/HIV/ AIDS, e incentivar as pessoas a realizar o teste rápido. A coordenação convida Alunos das Escolas publicas e usuários dos programas dos Centros de Saúde a participar da ação.


De acordo com a coordenadora da gerência DST/AIDS da Secretaria de Saúde, Socorro Cilene durante o Festival mais de 100 mil preservativos serão distribuídos em Parintins. “Não adiante apenas doarmos preservativos. Nossa missão é trabalhar fortemente a conscientização desse público que prestigia as festas. Hoje o número de DTS/AIDS é alto em Parintins e isso também é colocado em nossas abordagens”, informou.

==

Centro de Saúde Doutor Toda realiza Mutirão de saúde no Beco Submarino


O Centro de Saúde Doutor Toda realiza amanhã Mutirão de saúde no Beco Submarino e Feira do Bagaço. A mobilização começa às 8hs com visita as residências, distribuição de preservativos, panfletos, hipoclorito e orientações em saúde. De acordo com o enfermeiro Tiago Roosewel a ação é por conta da enchente, e essa área ficar em área que sofre inundações.

Neste dia 21 acontece no Centro de Saúde Francisco Galliane Arraial de Saúde. O evento vai oferecer atendimento medico pediátrico, odontológico, coleta de preventivo, teste rápido, atendimento ginecológico e corte de cabelo. A ação inicia às 8hs com a participação dos profissionais de saúde e população em geral.