Notícias

Sorteio de jurados do Festival é neste sábado (18), ao vivo na TV Acrítica




Pela primeira vez em 51 anos de festival o sorteio será televisionado. Outra mudança para este ano é que todos os membros do júri serão de um único estado de origem

O sorteio para a escolha dos 10 jurados do 51º Festival Folclórico de Parintins acontece ao vivo neste sábado (18), na TV A Crítica, durante o programa Arena dos Bumbás. A transmissão televisionada do sorteio será inédita, ocorrendo pela primeira vez ao vivo na TV (e pela internet, já que o Portal A Crítica retransmite o programa na íntegra) em 51 anos de festival.

Segundo o editor-chefe do programa Arena dos Bumbás, Kid Mahall, a apresentadora Carol Queiroz coordenará o sorteio junto com a comissão organizadora do festival e na presença de um representante de cada associação folclórica: um do Caprichoso e um do Garantido. “Foi um pedido dos bumbás e vai ser no formato como sempre foi, só que ao vivo”, disse Kid.

Entretanto, diferentemente de como ocorria em edições anteriores do evento, este ano todos os 10 jurados serão de um único estado de origem. “Dos 27 estados brasileiros, serão excluídos os sete estados da região Norte e os três estados (de quem julgou o festival) do ano passado, que foram Goiás, Distrito Federal e Alagoas”, explicou o editor-chefe.

“Os nomes dos 17 estados que sobrarem vão para uma urna. A Carol vai sortear 9 estados, que vão ficar ‘na berlinda’, e cada representante vai eliminar (vetar) quatro estados. O estado que sobrar será de onde virão os jurados do festival deste ano”, completou Kid. “Nos anos anteriores eram jurados de três estados diferentes, porque os bois tinham direito de vetar só três estados”.

Segundo a presidente da comissão organizadora do festival, Sinatra Santos, a decisão sobre os 10 jurados virem de um único estado foi tomada em acordo com as associações folclóricas Caprichoso e Garantido, durante uma reunião feita ontem em Manaus, e motivada para diminuir custos com passagens aéreas.

De acordo com Sinatra, as passagens aéreas dos 10 membros do júri no trecho “estado de origem > Manaus > estado de origem” serão custeadas pela patrocinadora do evento Azul Linhas Aéreas, e o trecho “Manaus > Parintins > Manaus” será bancado pela Prefeitura de Parintins.

“Pela primeira vez em 50 anos de festival vai ser um sorteio ao vivo, feito por uma emissora de televisão. É mais um avanço da TV A Crítica com essa novidade”, finalizou Kid Mahall. O Arena dos Bumbás começa às 11h, no horário de Manaus, na TV A Crítica (canal 4 na TV aberta e canal 14 na NET). /// Vinicius Leal/Acrítica