Notícias

Garantido começa neste domingo levar alegorias para concentração do Bumbódromo




O Boi Bumbá Garantido iniciou na manhã deste domingo, 19 de junho, o translado dos módulos alegóricos do complexo de galpões na Cidade Garantido para a área de concentração nas proximidades do Bumbódromo, visando à apresentação nas três noites do 51º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho. 

De acordo com o diretor administrativo do Garantido, Venício Garcia, a remoção das peças que irão formar as alegorias cumpre um planejamento para que o trabalho seja executado dentro do cronograma estabelecido pela diretoria e Comissão de Artes. “Temos tempo com tranquilidade para transportar todos os módulos, esse ano com a participação direta dos artistas e auxiliares”, disse Garcia.

A engenheira em segurança do trabalho que acompanha o translado, Cristiane Gama, informou que o Garantido cumpre todas as regulamentações do Ministério do Trabalho para que os kaçauerés (empurradores de alegorias) possas desenvolver um trabalho com total segurança e da melhor maneira possível. “São 60 kaçauerés contratados, além de 20 auxiliares de galpão que estão trabalhando diretamente”, disse. 

A engenheira Cristiane ressaltou que para a execução do transporte das alegorias todos os trabalhadores passam por capacitação sobre as normas de segurança no trabalho, uso obrigatório de EPIs (equipamento de proteção individual). “Todos devem usar os EPIs para sua segurança e segurança de quem trabalha ao seu lado”, disse. 

Cristiane Gama estima que o trabalho de locomoção de todos os módulos será realizado até a manhã do dia 24 de junho, atendendo a distribuição de módulos por setores e de posicionamento estratégico para condução e montagem na arena do Bumbódromo. 

Texto: Marcondes Maciel - Foto: Paulo Sicsu

Assessoria de Imprensa