Notícias

Jurados do Festival de Parintins serão da Paraíba




O Festival Folclórico de Parintins 2016 vai ser julgado por jurados do estado da Paraíba. O sorteio aconteceu na manhã de ontem, 18, durante exibição ao vivo do programa Arena dos Bumbás, pela TV A Crítica, em Manaus. Os bumbás apontaram nove estados e cada um excluiu quatro localidades.

O sorteio do estado de origem dos jurados foi comandado pela presidente da comissão organizadora do festival, Sinatra de Jesus Santos, com a presença de representantes dos bois. Pelo Garantido esteve o vice-presidente Fábio Cardoso e o ex-presidente Antônio Andrade. O Caprichoso foi representado por Márcio Azevedo e Thiago Corrêa.

Os estados indicados por sorteio foram Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Paraíba, Espirito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro. De acordo com preferência e estratégia, cada bumbá exclui quatro estados. O Caprichoso eliminou Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia. O Garantido retirou Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espirito Santo. Com as ações dos bois sobrou apenas a Paraíba.

A comissão organizadora do festival agora coordena a logística para trazer os nove jurados que virão da Paraíba. Passagens, estadias, transportes e demais gastos serão custeados parte pelos R$4 milhões vindos governo federal e também pela Prefeitura Municipal de Parintins. Representantes dos bois e fiscais da comissão farão parte da equipe que vai até a Paraíba localizar e trazer os jurados.

O presidente da TV A Crítica, Dissica Calderaro, anunciou o sorteio e afirmou que acompanha os trabalhos dos bumbás. Ele reconheceu o trabalho dos presidentes e parabenizou a atuação deles num ano difícil para o festa. “Foram guerreiros e superaram um momento de muitas dificuldades e superaram, porque vão colocar na arena, junto com os artistas de Parintins, o Festival dos festivais”, destacou.