Notícias

CETI Dep. Gláucio Gonçalves representa o Brasil na Rússia




Foto: Divulgação

Texto: Marcondes Maciel - Reporter Parintins

***

Um grupo de estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, de Parintins, rompe as fronteiras e se destaca como a primeira equipe de jovens matemáticos a representar o município de Parintins, o Estado do Amazonas e o Brasil no 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos que será realizado em São Petersburgo, na Rússia. A competição acontece de 4 a 11 de julho.

 

Para a gestora do Ceti-Parintins, professora Francimery Macêdo Bulcão, trata-se uma competição de altíssimo nível onde os participantes terão que resolver 62 questões de resoluções indefinidas. “Cada país expõem as respostas e questiona as respostas de outras equipes, em caso de dúvida. Ganha o grupo que consegui mostrar novas soluções de cálculos matemáticos”, disse.

 

De acordo com a gestora Francemary, caso o resultado da competição seja favorável para os alunos parintinense, a premiação será recebida como um presente pelo aniversário de cinco anos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves. “Comemoramos cinco anos no próximo dia 4 de julho e um desempenho excelente de nossos alunos será um verdadeiro presente”, disse a gestora.

 

O alto nível de conhecimento em matemática dos alunos do Ceti, segundo a gestora, rendeu a classificação de um grupo de alunos para participar de outras competições internacionais no mês de novembro na Índia e em Londres, no Reino Unido. “Temos outras duas equipes credenciadas para essas competições”, disse.

 

A professora Francy informou que os estudantes selecionados para a disputa na Rússia são das classes do sexto e oitavo ano do ensino fundamental, além de uma turma do segundo ano do ensino médio.

 

Classificação

Os estudantes foram habilitados para participar do torneio por conta do desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras. Nesta competição o Ceti de Parintins destacou-se ao conquistar três medalhas de ouro. Para representar o Brasil no torneio mundial, em São Petersburgo, a escola amazonense disputou a vaga com outras 90 unidades de ensino do país, sendo a instituição destacada.



Na Rússia, o 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (ITYM) será realizado na Universidade São Petersburgo. O evento educacional, com a participação de estudantes de todos os continentes, tem o apoio da Ecole Polytechnique (França), da Université Paris Sud (França), da Belarusian State University (Bielorrúsia), da Jacobs University (Alemanha), dentre outras instituições.

 

Participarão do torneio, em São Petersburgo, os estudantes amazonenses: Jailson Amazonas, Erik Hatchwell, Aline Maia, Hans Lucas Moura, Renan Oliveira, Denyson Reinaldo Xisto, Stephanie Caroline Dias e Rafaela Almeida.



A professora de Matemática do Ceti de Parintins, que acompanha os estudantes, Cristiana Tavares, informou que a experiência será marcante para a formação educacional dos estudantes. “O nível deste torneio é muito avançado e será um aprendizado que marcará a trajetória dos alunos. A interação com estudantes de várias partes do mundo também será um fator de alta relevância para a formação destes jovens”, mencionou a professora.

 


O Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (International Tournament of Young Mathematicians) é uma competição em equipes, direcionada a estudantes do ensino médio.



As questões da competição são publicadas com vários meses de antecedência e não contém nenhuma solução conhecida. Os alunos são responsáveis por resolver 42 questões disponibilizadas, enviando a resposta no prazo determinado pela organização do torneio, no caso, no dia 30 de junho passado. Dentre as 42 questões, seis serão sorteadas durante o torneio e os alunos participantes apresentam seus resultados em rodadas de debate, defendo o seu resultado.