Quem Somos


 

Levar informação e entretenimento a todo o Baixo Amazonas. Esse é o objetivo da direção da Rádio Clube de Parintins, traçado antes mesmo de sua fundação e seguido até o dia de hoje, 08 de Junho, data na qual a emissora do povo completa aniversário. Inaugurada pela família Gonçalves no dia 08 de junho de 1987, colabora até hoje com o engrandecimento da comunicação no interior da Amazônia. Dá voz a comunidade, denuncia, sugere, aplaude e ajuda no desenvolvimento de Parintins, a cidade mais importante do interior do Amazonas. Com jornalismo vibrante e linha editorial definida, ouve todas as vozes, de diferentes linhas ideológicas, religiosas, políticas e culturais, em especial quando se trata de Garantido e Caprichoso.
 
Jornalismo esse que contou com o trabalho de grandes profissionais, entre eles Armando Carvalho, Peta Cid, Jonas Santos, Josene Araújo, Mônica Ferreira, Nelson Brelaz, Neuton Correa, Neudson Correa, Floriano Lins, Tadeu de Souza, Marcos Pontes entre outros jornalistas. A emissora do povo também contou por anos com a competência técnica de Homero Farias, conhecido também como mente de ouro, cabelo de prata. Hoje em Santarém, o ex repórter da Clube Armando Carvalho lembra dos primeiros passos da Rádio Clube, ainda em fase experimental.   
 
Locutores memoráveis fazem parte da lista histórica da Rádio Clube, entre os muitos citamos Arlindo Jr, Israel e Junior Paulain, Paulinho Faria, Ronald Pinheiro, Marduque Reis, Sales Santos, Bené Siqueira, José Maria Pinheiro, Gilberto Marçal, Walter Lobato, Carlos Augusto, Márcio Azevedo, Mário Silva, Babalú, e os humoristas Juveco e Puqueca e Bucudão e Rudela.
 
Grandes operadores de áudio sonorizaram a programação da rádio do povão nos ultimos anos, onde as inovações tecnológicas foram marcantes. Desde o vinil, fita cassete, passando pela revolução do CD, praticidade do MD até hoje com as mídias de grande capacidade com os arquivos em MP3, em potentes computadores. O minúsculo SD também está hoje disponível aos técnicos. Entre os sonoplastas é possível lembrar de Laércio de Oliveira, Roner Barbosa, Altair Della Costa, Albino Rodrigues, Renan Martins, Aldo César e Abílio Silva.
 
Passaram pela direção da emissora do povo, o jornalista Heraldo Gonçalves, Nelson Brilhante, Sol Cohen, Tadeu de Souza e atualmente Enéas Gonçalves. Entre os colaboradores para a colocação da Rádio Clube no ar estiveram a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas que aprovou moção de apoio a criação de mais uma rádio em Parintins. Outra ajuda essencial junto ao então presidente José Sarney foi da senadora Eunice Michiles e dos governadores Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes.
 
Após quatro anos, de 2007 a 2011 a emissora esteve arrendada para o grupo Em Tempo de Comunicação. Após o período, a família Gonçalves retomou o controle da emissora abrindo a programação de forma nunca antes vista. De acordo com o diretor Enéas Gonçalves, ao tomar essa iniciativa a Rádio Clube consegue dar maior espaço a diferentes segmentos da sociedade local sejam eles religiosos, políticos ou culturais.
Os investimentos em tecnologia também fazem a diferença na expansão da audiência. No dia 25 de Abril de 2012, estreou a Radio Clube de Parintins Online - www.radioclubedeparintins.com - Pessoas do mundo inteiro estão interagindo com a Radio do Povão. A Rádio Clube também estreou o seu aplicativo próprio (Rádio Clube de Parintins), em 01 de Março de 2016. O aplicativo pode ser baixado em qualquer plataforma de celular, na loja de aplicativos do seu celular, fazendo com que possamos ser ouvidos por celular em qualquer lugar do planeta.

Em 2015, a Rádio Clube de Parintins obteve a expansão de potência aprovada, saindo de 5kw para 25kw.. Enéas Gonçalves afirma que a expansão de sinal dá a Parintins maior visibilidade diante do meio de comunicação mais popular na Amazônia, o rádio. 

Compõem hoje o time da Rádio Clube, os locutores Enéas, Gil, Vanessa, Glauber Gonçalves e Enéas Filho, Evandir Martins, Vandineth Pires, Walter Lobato, Neto Santana, Cleimer Carneiro, Carlos Augusto das Neves, Carlos Alexandre, Graciane Marinho, Rudela, Bucudão, Fernando Marques. Nas reportagens Aderaldo Reis, Márcio Costa e Nildo Silva. Na técnica de som: Adson Silva, Adson Souza e Lúcio Costa. Na secretaria Berna Cristina, recepção Silvano Santos, Diretor Comercial Glauber Gonçalves e guardas patrimoniais Raimundo Sesinando e José Mauro.

No dia 02 de Março de 2019, a Radio Clube de Parintins migrou de AM 1460 para FM 100.7 Mhz. Com a frequência modulada, o sinal chegou a lugares onde a AM não atendia, como os distritos do Caburi, Mocambo, as cidades de Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos no Amazonas e as cidades do Oeste do Pará.
 
A Família Gonçalves agradece a todos que ajudam a manter a emissora como a mais popular de Parintins. Idealizada por Gláucio Gonçalves e Walkíria Viana, renova a cada dia seu compromisso com a verdade e com o município.


Texto: Márcio Costa